Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral

Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral – A.P.P.C., uma instituição sem fins lucrativos, declarada Utilidade Pública Municipal (nº 1555/96, Utilidade Pública Estadual nº 11701/04, e Utilidade Pública Federal nº 152/02).

Av.: Pinheiro Machado,945 - José Menino e Av.: Afonso Pena, 447 - Estuário - Santos, Brazil - (13) 32237040

Facebook - http://www.facebook.com/Appc-Santos - Twitter - www.twitter.com/paralcerebral

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O que é Paralisia Cerebral?

A paralisia cerebral é definida altualmente como grupo de desordens de desenvolvimento do cérebro no período fetal ou da infância. Os distúrbios motores do PC (Portador de Paralisia Cerebral), são frequentemente acompanhados de alterações da sensação, cognição, comunicação, percepção e/ou comportamento, e/ou convulsivas. A PC deve ser compreendida como uma condição que apresenta sintomas secundários progressivos de maior ou menor intensidade, os quais repercutem em redução de mobilidade articular, das experiências sensoriais, perceptuais e cognitivas e comprometem também o aprendizado.
A prevalência da PC é de aproximadamente 1 a 2,3/ 1000 nascidos vivos, porém entre os muitos pré-termos aumenta para 1/20 sobreviventes. Apesar de todos os recursos desenvolvidos, não há diminuição desta incidência entre as crianças nascidas a termo ou peso normal. Este fato torna imperativo que haja continuidade nos investimentos de prevenção e tratamento da paralisia cerebral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário